domingo, 4 de agosto de 2013

Proteína de soja

O QUE É?
A soja, considerada alimento funcional, é uma leguminosa rica em aminoácidos essenciais e isoflavonóides. Tem sido consumida por séculos nos países orientais e seu uso na alimentação está largamente associado à prevenção de doenças crônicas e degenerativas.
A proteína da soja é completa e seu valor biológico é muito próximo ao das proteínas animais com qualidade equivalente à albumina do ovo.

PARA QUE SERVE?
As proteínas de formal geral são parte fundamental da nossa alimentação. A proteína de soja, pela presença das isoflavonas e outros compostos, traz benefícios adicionais ao organismo como: melhora dos sintomas da menopausa, prevenção do câncer e osteoporose, efeito antioxidante, diminuição do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares.

QUAIS SÃO OS TIPOS?
Os produtos a base de soja são os mais diversos. Como suplementos proteicos, podem ser encontrados na forma de pó em concentrados ou isolados proteicos, que contêm cerca de 70% e 90% de proteínas na sua composição, respectivamente. Pode-se encontrar também a forma isolada de isoflavonas.

COMO USAR?
Pode ser usada para complementar a dieta de praticantes de atividade física, além de ser excelente fonte de proteínas para pessoas que adotam dietas vegetarianas ou pacientes renais crônicos.
Segundo a ANVISA o consumo diário de no mínimo 25g pode ajudar a reduzir o colesterol. Recomenda-se a ingestão mínima dessa dose durante o dia.
Para hipertrofia muscular é recomendado o uso longe da atividade física, priorizando a whey protein no pós-treino imediato.

EXISTEM EFEITOS COLATERAIS?
Não há estudos que comprovem os efeitos adversos do uso da proteína de soja. Uma preocupação constante com o uso da soja é a possível hiperplasia do endométrio em mulheres, mas estudos vêm constatando que não existe essa associação. Outro possível efeito adverso é a possibilidade de reações alérgicas, principalmente em crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário